sexta-feira, 11 de março de 2016

Mais que uma ida à biblioteca, um encontro de amigos!

Da sala da Marta Reis chegou-nos um convite muito especial: acompanhá-los numa visita à Biblioteca dos Olivais para participar numa hora do conto. 

Como devem calcular, aceitámos com grande entusiasmo! Afinal a sala da Marta Reis é uma sala muito querida para nós ou não tivéssemos partilhado tantos momentos especiais e na sala da Marta Reis estão irmãs de meninas da nossa sala... 

Antes de irmos à biblioteca, conversamos sobre o que é uma biblioteca:
"É onde estão os livros" M.N.
"Na nossa sala temos uma biblioteca com livros" M.S
"É para ver livros" M.J.
"Eu na minha casa tenho duas bibliotecas: uma minha e outra da mãe. Na minha tenho livros e jogos e na da mãe há livros de crescidos, livros do Van Gogh e da Holanda. A mãe empresta-me mas tenho que ter cuidado" S.A.

Assim, hoje foi dia de irmos à Biblioteca dos Olivais. 


À nossa espera estava a Lisete e a Felizarda que nos levaram até uma das salas da biblioteca!

Depois de nos apresentarmos, ouvimos a história "A que sabe a lua"...





De olhar atento e curioso, vimos os animais, num esforço conjunto chegarem à lua e provarem-na...

Também cada um de nós provou um pedacinho de lua e imaginou a que saberia...


 e a lua sabe... a doce de morango, a bacalhau, a chocolate, a lasanha...! 

Depois foi tempo de explorarmos a biblioteca, os seus jogos, livros e brincadeiras....








Após uma manhã com experiências tão ricas ainda aproveitamos o dia de sol e brincamos no jardim da Quinta Pedagógica que fica mesmo ao lado da biblioteca! 




Chegou a hora de regressar à escola.

À tarde foi tempo de brincadeiras conjuntas no recreio e de partilhar...

Partilhamos o bolo que as manas M.e M. fizeram para celebrar esta tarde especial...



Partilhamos os projetos em que nos envolvemos...

Assistimos à comunicação do projeto que alguns meninos da sala da Marta Reis fizeram para saber "Quem foram as primeiras pessoas a nascer?" e descobrimos que no tempo dos dinossauros não existiam pessoas ou que as primeiras pessoas andavam com os 4 membros no chão e que descobriram o fogo e começaram a comer carne cozinhada....



Apresentamos o nosso projeto "Porque é que o metro anda debaixo da terra e o comboio em cima e mostrámos o comboio que construirmos... Cantamos a canção do comboio e deixamos ainda que os amigos da Marta Ris experimentassem o nosso comboio...


Partilhamos uma história...



Adoramos este tempo de encontro...de fortalecer relações, de reencontrar amigos, de conhecer novos amigos, de partilhar descobertas e experiências!! 

E aqui, aqui , aqui, aqui ficam alguns dos momentos vividos em conjunto... Estes são apenas alguns dos momentos que ficaram registados no blog, tantos outros que vivemos!! Como é bom rever estes momentos e perceber como crescemos! 

Aqui podem acompanhar o que acontece na Sala da Marta Reis... 


Mais uma vez obrigada Sala da Marta Reis!! Adoramos voltar a ter-vos na escola.. Que saudades vossas! 

4 comentários:

  1. Uau! Que dia espectacular! A ida a bi-bi-o-te-ca (a MJ fica cansada cada vez que acaba de dizer a palavra) era muito esperada...mas tudo o resto foi a alegria completa! Ao ler o post percebo melhor porque motivo hoje as 20:30 PEDIU para ir dormir!😉

    ResponderEliminar
  2. Foi um dia inesquecível! Eles ansiavam tanto esta visita... Obrigada por nos terem aberto as portas e por nos terem recebido tão bem! Estão todos muito crescidos :) O post está magnifico e recordar tantos momentos do ano passado criou uma certa nostalgia... Obrigada sala da Mónica!

    ResponderEliminar
  3. Cá em casa também ouvimos um "estou cansado e tenho soninho" coisa que nunca acontece no M :) Que dia bem passado e as fotos reflectem isso. Obrigada pela partilha no blog, o dia torna-se sempre mais doce quando passo por aqui :) :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar