segunda-feira, 22 de maio de 2017

Das tampas à matemática

Na reunião da manhã,  o M. trouxe para partilhar connosco uma garrafão cheio de tampas...



Começaram a surgir muitas ideias do que poderiamos fazer com as tampas! 

"Eu quero fazer carros" M.S.
"Podemos fazer padrões" J.L.
"Também podemos fazer conjuntos" M.S.

Propus então construirmos um jogo de matemática com as tampas  na tarde dedicada ao desenvolvimento de conceitos matemáticos.

"Pode ser um jogo de carros?" perguntou o M.S.

Na tarde  da nossa agenda dedicada a estes conceitos fomos construir o jogo...

E se as caixas de ovos  fossem os carros e as tampas os passageiros que andam de carro?

Foi este o mote para construirmos o nosso jogo! 

A pares, uma criança sentava os  "passageiros" no carro e o outro tinha que sentar os passageiros na mesma disposição no seu carro. No final tiramos fotografias a como estavam sentados os passageiros...


  
Sentamos os "passageiros" e em conjunto aferimos.. Será que estão sentados na mesma posição? Qual é que será que temos que trocar?

Depois pintamos os carros, ou melhor, as caixas de ovos e colamos as rodas...



Feitos os carros, imprimimos as fotografias dos passageiros sentados nos carros e arranjamos uma caixa para guardar o nosso novo jogo...

Combinamos colocar o nosso jogo nos jogos de mesa, desta forma enriquecemos esta área com um jogo construído por nós..




Sozinhos ou com outros amigos, gostamos muito de fazer este jogo à medida em que trabalhamos conceitos matemáticos tão importantes.

De acordo com as Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar (2016) O desenvolvimento de noções matemáticas inicia-se muito precocemente e, na educação pré-escolar, é necessário dar continuidade a estas aprendizagens e apoiar a criança no seu desejo de aprender. Esse apoio deverá corresponder a uma diversidade e multiplicidade de oportunidades educativas, que constituam uma base afetiva e cognitiva sólida da aprendizagem da matemática. Sabe-se que os conceitos matemáticos adquiridos nos primeiros anos vão influenciar positivamente as aprendizagens posteriores e que é nestas idades que a educação matemática pode ter o seu maior impacto (p.74).

Sem comentários:

Enviar um comentário